Por Luiz Tito
“Bullying, isso não é brincadeira” foi o tema da palestra mediada pela psicóloga Lizandra Evelyn Oliveira e Oliveira (programa Educa + Bahia) para os alunos do 6º ano A, B e C, do Instituto de Educação em Tempo Integral Gastão Guimarães.
Com o objetivo de informar os estudantes sobre essa forma de violência que tem grande recorrência no ambiente escolar, o evento ocorreu nessa quinta-feira (6) no auditório prof. Neide Cruz e foi bem prestigiado.
A palestrante transmitiu aos alunos as formas como o bullying acontece, e também passou ensinamentos como eles possam se defender enquanto vítimas. “ Foi muito boa essa experiência. É muito gratificante poder contribuir de todas as formas possíveis com o aprendizado desses alunos”, disse Lizandra Evelyn.
Os alunos interagiram com a palestrante e participaram de dinâmicas explicativas sobre o tema. A dramatização sobe o assunto, baseada em um gibi, arrancou aplausos da plateia.
Aqui no Gastão a nossa orientação é respeitar as diferenças. “Somos todos diferentes, mas com direitos iguais”, pontuou Alfreda Xavier, diretora do IETIGG.
“Debater o bullying na escola é muito significante, já que, mostra aos alunos a importância das relações respeitosas, o trabalhar o afeto e o respeito, para que eles cresçam de forma madura, com uma saúde mental equilibrada e possam viver bem”, pontuou a professora Patrícia Peixoto, coordenadora do programa Educa + Bahia no IETIGG.
“Um ensinamento muito importante”, disse a aluna Anna Leticia Estay Santana dos Santos.
“Aprendi muito sobre o tema”, Bianca Machado Dias, pontou a aluna.
“Um ensinamento para não a prática desse coisa ruim”, resumiu a aluna Amanda Evellyn Silva Menezes.
A prática do bullying consiste em um conjunto de violências que podem ser verbais, físicas e/ou psicológicas, as agressões humilham, intimidam e traumatizam a vítima. Os danos causados pelo bullying podem ser profundos, levando a depressão, distúrbios comportamentais e, em alguns casos, o suicídio.
Fotos: Luiz Tito