No último dia 11 foi comemorado o Dia do Garçom. Esse profissional precisa ser bem qualificado. Afinal, o serviço dele pode ser determinante para fidelizar ou não um cliente em um bar e restaurante. Postura, simpatia, alto astral, atenção e agilidade são fundamentais para se tornar um bom garçom.
Equilibrar bandejas cheias e pesadas e caminhar a passos largos para atender a clientela também é um dos requisitos para essa profissão, e, na tarde ontem (15), essa habilidade foi colocada mais uma vez em prática na 5º Corrida dos Garçons. O evento comemorativo ao Dia dessa Categoria aconteceu na sede do Sindicato dos Garçons, localizado na Rua Florianópolis, 151, Sítio Matias, no bairro do Tomba.
Beneficiados pelo regulamento, após percorrerem os aproximados 40 metros da pista, sem que os copos cheios de água, latas e garrafas de refrigerantes e garrafa de água caíssem da bandeja, os garçons Jean Santos Oliveira e Jucileide Almeida Nunes Melo foram os vencedores, nas respectivas categorias.
Jean, que trabalha no restaurante Água de Beber, ganhou um troféu, um aparelho de celular Samsung (ofertado pela LigCell/Claro), uma bolsa térmica (ofertado pela Saudalis) e uma toalha de academia (prêmio da Dohler). “O segredo para vencer foi treinar o equilíbrio e colocar em prática”, afirmou o garçom vitorioso da tarde.
Já Jucileide, a vencedora da categoria feminina, além de um troféu, ganhou um kit para churrasco com três peças, um jogo de talheres com 12 peças e um copo térmico de 473 ml. “Me mantive tranquila e concentrada.Essa foi a minha estratégia para conseguir vencer essa difícil prova”, disse a jovem que trabalha na Cantina da Dinha.
Os três primeiros colocados de cada categoria também foram premiados. Teve sorteios de brindes para outros participantes da corrida.
“Além de comemorar a passagem do Dia do Garçom, a corrida é uma oportunidade para que a categoria interaja. Quem sempre dá de bandeja, hoje está de parabéns!”, disse Getúlio Andrade, presidente do Sindfeira.
O aposentado Antônio dos Santos Silva, também foi homenageado com um troféu e um presente. Ele é considerado como um dos garçons mais antigos de Feira de Santana, “fiquei muito feliz com a homenagem. Um reconhecimento ao nosso trabalho”. Ele trabalhou até se aposentar aos 73 anos de idade.
“O objetivo principal da corrida foi promover um dia de lazer para a categoria, após dois anos de pandemia em que o evento não pôde ser realizado”, explicou Antônio Sobrinho, presidente do Sindicato da categoria.
A corrida foi promovida pelo Sindfeira – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Feira de Santana(patronal) e pelo Sindtturhfs (empregados). Com apoio do Sesc, Senac, Polícia Militar.
Por Luiz Tito
Fotos: Luiz Tito