Por Jéssica Ferreira
Há alguns dias venho pensando no assunto a ser abordado nesta 5ª publicação, mas ultimamente tenho estado em constante nostalgia e optei por falar sobre a Saudade.
Ahhh… A Saudade, que nos faz lembrar do passado, que nos traz à tona memórias afetivas; nos leva a lugares que queríamos estar ou que já estivemos, nos recorda as pessoas que foram morar bem longe, seja neste plano ou no outro.
Ahhh… A Saudade que não tem fim, a que muitas vezes nos faz chorar de alegria ou tristeza, a que traz no coração lembranças inesquecíveis de momentos felizes, das palavras não ditas ou daquelas ditas no calor da emoção; Saudades de um tempo que não volta mais, que ficou lá na infância ou na juventude.
Mas como “matar” a Saudade? Numa canção, numa oração, nas fotografias, nas memórias, nas ligações, nas visitas, nas gargalhadas, nas lágrimas ou em outros casos, esperar até a próxima vez?
A Saudade não tem explicação, é um sentimento intenso que todos nós sentimos, alguns sentem até mais que outros, por que cada ser humano é marcado por dores e alegrias, e em determinado ponto, precisamos de apoio, por que a nossa mente também pode ser nossa inimiga e quando a Saudade ultrapassa os limites das emoções ela não é mais saudável, ela é insuportável e se torna uma tristeza irreparável.
Já diz a música do saudoso Tim Maia: “Nem sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus, não pude dar
Você marcou em minha vida
Viveu, morreu na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão, que em minha porta bate
E eu
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você…”
Tim, era um artista talentoso e plural, e interpretou a canção com sagacidade e intensidade, por que a vida segue a mesma proporção; e hoje, escrevo, para quem marcou tua trajetória: Para seu ente querido que se foi; para os seus familiares e amigos que foram em busca dos seus sonhos e você demora meses ou até anos para se verem novamente; para as comidas saborosas que você provou e aquelas que você precisa degustar; para as culturas que você conheceu e as que você precisa conhecer; para os amores que vem e vão e para os que ficam; para aquelas pessoas que você ajudou, mas nunca mais se viram; e num instante, tudo é Saudade!
A Saudade somos nós, a Saudade compartilha um significado de potência e conexão entre o ontem, o hoje e o amanhã.
A Saudade não vai embora, ela permanece na eternidade dos nossos corações.
