31.5 C
Feira de Santana
domingo, 16 novembro, 25
spot_img

Secretário de Cultura recebe entidades afro.

Na manhã desta quarta-feira (05), o secretário de Cultura, Esportes e Lazer do município,  Cristiano Lobo se reuniu com representantes das entidades afro de Feira de Santana, na pauta, a micareta 2025 e a realização de ações de incentivo à sustentabilidade dessas instituições.

Membros do CENAFS – Coletivo de Entidades Afro que hoje representa 27 das 32 agremiações existentes, apresentaram ao secretário e ao diretor de eventos Naron Vasconcelos, o Projeto Pérola Negra, que vem sendo executado na festa momesca desde 2019.

O principal objetivo do Pérola Negra, é resignificar e requalificar os desfiles da cultura de matriz africana durante a micareta, bem como profissionalizar os grupos e seus dirigentes para que possam estar aptos a buscarem outras parcerias, informou Val Conceição que é coordenador geral da Moviafro e um dos idealizadores do coletivo.

Desde 2019 que o Pérola Negra vem transformando a realidade e principalmente o pensamento dos dirigentes dessas instituições, a micareta tem sido uma vitrine, a culminância das atividades que blocos afro, afoxés e escolas de samba desenvolvem em suas comunidades durante todo o ano. Porém a cultura de matriz africana feirense, não desperta interesse dos grandes patrocinadores da festa e o apoio financeiro do município tem sido essencial na realização desses desfiles. Finaliza Val.

Durante o encontro, também foi falado sobre a realização de ações para potencializar esses grupos afro, como a realização de ensaios e festivais.

Esse primeiro contato com a nova gestão da Secel, foi de suma importância para nós, fomos muito bem recebidos e pudemos perceber que é de interesse da secretária, manter esse projeto, já que está testado e aprovado, completa Gilson Moreira, representante da associação Tambores Urbanos.Uma nova reunião será agendada para definir a execução do projeto.

Os desfiles da cultura de matriz africana são tradicionais na micareta feirense, já que durante muito tempo, era a única forma de participação das pessoas negras do município que não tinham acesso aos grandes bailes.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

647FãsCurtir
183SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS