“Bom dia/Boa tarde/Boa noite ! Desculpe por incomodar a sua viagem, vou pedir só um minuto de sua atenção”, diariamente jovens repetem essa mensagem nas mais diversas linhas do transporte coletivo urbano de Feira de Santana. Eles afirmam representar a Instituição Social Manassés e oferecem produtos que variam entre R $2,00 a R $5,00 reais. As vendas dos produtos contribuem com as suas estadias no Projeto.
Normalmente andam em duplas( raramente mulheres), fardados e com sacolas carregadas nos ombros. Argumentam que são ex-usuários de drogas e que encontraram na Instituição a oportunidade de suas recuperações.” A Manassés não cura ninguém, o que cura é a fé em Deus. Ela é apenas um canal para nós buscarmos a cura. Na verdade, a Instituição Social Manassés resgata vidas e devolve esperança”, essa explicação também é repetitiva em sotaques diferentes de todas as partes do Brasil, por jovens que fazem parte do projeto.
De veículo em veículo, de ponto de ônibus em ponto de ônibus, eles vendem canetas, fones de ouvidos, escovas de dentes, capas e suportes para aparelhos de celulares. Após a comercialização, eles recitam um Salmo como agradecimento. Gritam, valeu motô! Valeu cobrador! E partem para uma nova jornada.
Por Luiz Tito
Fotos: Luiz Tito