
Por Luiz Tito
Na última quinta-feira (8) no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, o governador Jerônimo Rodrigues visitou o Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria e autorizou a licitação das obras de ampliação e modernização da unidade. Na oportunidade, o poeta sergipano, Domingos Paixão, conhecido como Domingos Santeiro, uma das maiores personalidades local, deu mais brilho ao evento com seus poemas, contos e cordel.
Domingos carrega o sobrenome de Santeiro, por ter o ofício de esculpir imagens sacras em madeiras. Emocionado por voltar ao Colégio em que bem recente deu aulas de artes para 82 alunos, pelo projeto Educa Mais Bahia, ele falou da importância desse investimento e agradeceu ao governador. “Um momento muito importante para toda a nossa comunidade, afinal, Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. Obrigado governador”.
Em uma breve visita ao Antiquário São José, de propriedade do poeta, a jornalista Regina Ferreira, assessora do Governo, ficou encantada, “estilo que provoca tantas emoções. Obras expressivas e sensacionais”, resumiu.
Vale ressaltar que, além das belíssimas obras em exposição, Domingos Santeiro ostenta nas paredes, fotografias ao lado de algumas celebridades, como, o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Feira de Santana, Dom Itamar Vian e o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva.
Poema para o governador
Hoje moro em São José, que é um distrito de Feira, cidade altaneira, que é Princesa do Sertão. Ao povo que aqui estão, cheguei para me render. Já deu para a gente entender. Feira foi o meu destino. E quanto mais sou nordestino, mais sinto orgulho de ser. Estou em Maria Quitéria, sou São José, sou Matinha, sou Pé de Serra, Varinha, Garapa, Ovo da Ema. Recitando esse poema, Casa Nova vou rever. Unidos vamos crescer com as graças do Pai Divino e quanto mais sou nordestino, mais sinto orgulho de ser.
Parabéns governador, “é inegável a importância da educação para a formação de uma sociedade próspera, com crianças e adultos capazes de fazer boas escolhas e transformar o mundo”, diz Domingos Santeiro.
Na despedida da comitiva do governar Jerônimo Rodrigues, com um largo e contagiante sorriso, o anfitrião externou a sua felicidade por ter sido abraçado e cortejado pela maior autoridade da Bahia. “Hoje é um dia muito especial, estou com o nosso governador, tive a oportunidade de pegar na mão dele. “Eita! Homem popular danado”, disse o poeta.
Fotos: Luiz Tito








