25.4 C
Feira de Santana
quarta-feira, 29 outubro, 25
spot_img

Olimpíada de Aprendizagem promove engajamento e colaboração entre estudantes em Feira de Santana

Colégio Estadual Ana Alice realiza evento lúdico e educativo para preparar alunos para avaliações externas como o SAEB e o ENEM.

​A Olimpíada de Aprendizagem que movimentou o Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Alice Figueredo dos Santos, em Feira de Santana, Bahia, chegou ao seu ápice no dia 4 de setembro. O evento, proposto pela Secretaria de Educação do Estado (SEC), foi pensado para incentivar os estudantes a participar das avaliações externas, como o SAEB, SABE e o ENEM.

Durante quase três semanas, os mais de 500 alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, transformaram o aprendizado em algo dinâmico e criativo. Ações como a produção de peças de teatro, cordéis, raps, mapas mentais e jogos, uniram o conhecimento teórico de Matemática e Linguagens com manifestações culturais, tornando a preparação para as provas uma experiência muito mais divertida e colaborativa.

Superando desafios e fortalecendo o aprendizado

​A diretora Daniela Cordeiro destacou os desafios na realização de um evento dessa magnitude, que vai desde o custeio até a segurança dos alunos. Contudo, ela ressaltou que o objetivo principal é a aprendizagem colaborativa, e não a competição. “No final, todos saem ganhando”, afirma a diretora. Essa percepção foi compartilhada pela estudante Enayad Marcelle Jorge dos Santos, de 16 anos, que enxerga a importância do ENEM como uma porta de entrada para a universidade e para o seu futuro. Outra aluna, Anna Julia Silva de Jesus, de 17 anos, enfatizou a oportunidade de interagir com colegas de outras turmas, o que fortaleceu a integração entre os estudantes, inclusive os mais tímidos e os que têm necessidades especiais.Protagonismo estudantil como ferramenta de sucesso

​A professora Luena Monteiro, de Língua Portuguesa e Artes, também pontuou que a Olimpíada de Aprendizagem foi um momento crucial para o desenvolvimento e para o compromisso dos alunos uns com os outros. Para ela, o evento esclareceu de forma lúdica e efetiva a necessidade das avaliações externas para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas da Bahia. Ao focar no protagonismo dos adolescentes e integrar a proposta com as práticas já desenvolvidas em sala de aula, o Colégio Ana Alice provou que ações pedagógicas inovadoras são fundamentais para criar um ambiente de aprendizado engajador e significativo.

*​Com informações do professor Luiz Roberto Carneiro

Fotos: CETIPAAFS arquivo pessoal

Acesse: @jornaldigai

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

647FãsCurtir
183SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS