26.1 C
Feira de Santana
quarta-feira, 3 julho, 24
spot_img

Oficina de futebol, aprendizados para toda vida  

Por Luiz Tito

“Bola na trave não altera o placar, bola na área sem ninguém para cabecear, bola na rede para fazer o gol, quem não sonhou em ser um jogador de futebol? ”.  O trecho da música: “É uma partida de futebol”, cantada pelo grupo Skank, é uma das realidades da maioria dos jovens do mundo inteiro, principalmente os periféricos e de baixa renda.

Na oficina de futebol, do IETIGG – Instituto de Educação de Tempo Integral Gastão Guimarães, Educa Mais Bahia, programa do Ensino Tempo Integral, do Governo do Estado, mesmo a bola batendo na trave, há sempre algum aluno na área para cabecear, fazer o gol e golear os obstáculos peculiares de quem sonha em crescer na vida, mesmo que não seja através do futebol, afinal, a oficina tem como objetivos principais: a disciplina e formar verdadeiros cidadãos.

Sob os olhares do professor de educação física Nilson Mineiro, chova ou faça sol, lá estão eles, jovens sonhadores, ostentando em suas camisas escudos de grandes clubes do futebol mundial e buscando desenvolver os seus aprendizados.  “Treine para ser o melhor. A vitória é consequência, afinal, mesmo que você não seja um jogador, os meus ensinamentos servirão para agregar em seu futuro”, avisa o disciplinador e competente técnico.

“Bola nos pés, amor no peito, sorriso no rosto. O gol é consequência”, a metáfora é da diretora Alfreda Xavier.

A cada trilar do apito, uma pausa para orientações. – Pô!  Professor, foi falta – reclama um dos alunos.

– Você que sair driblando, passar por todos. Toque a bola, futebol é coletividade. Havendo o coletivo, a individualidade vai sobressair, orienta o professor.

“Estamos trabalhando para formar seleções para a participação de jogos estudantis”, afirma Nilson Mineiro.

Das grades do campo ou da quadra, é possível perceber que no futuro tenhamos alguns desses personagens brilhando nos gramados do futebol profissional, afirma a professora Patrícia Peixoto, coordenadora do Projeto.

“ O futebol requer muita disciplina, comportamento e respeito, isso tenho lapidado sob as orientações do professor Nilson”, diz o aluno Carlos Vinicius Carvalho de Pinho.

“O aprendizado adquirido na oficina está sendo útil na minha vida pessoal”, afirma o aluno João Gustavo Soares.

Fotos: Luiz Tito

FIQUE CONECTADO

647FãsCurtir
183SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS