21.2 C
Feira de Santana
sábado, 18 outubro, 25
spot_img

Nep orientou descontar pontos de redações do Enem 2024 que usaram repertório ‘forçado’ ou modelos prontos, dizem corretores

Cartilha do Participante já previa a necessidade de citações serem contextualizadas, mas treinamento do Inep no último sábado (23) reforçou que banca deve ficar ‘de olho’ nesses critérios. ‘Estão implicando mais’, diz corretora.

Corretores da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 afirmaram que, no último sábado (23), foram orientados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a descontar nota de quem:

usou repertórios socioculturais “forçados” e sem ligação com o contexto (como menções a autores ou a livros que nada tinham a ver com o tema);
copiou ou memorizou modelos pré-prontos de texto e acabou produzindo uma dissertação com ideias desconexas.
➡️Ao g1, sob condição de anonimato, membros da banca em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro relataram que, durante treinamentos presenciais oferecidos no sábado (23), o Inep foi categórico ao pedir que todos “fiquem de olho” nesses “truques” usados pelos alunos.

📝Em nota ao g1, o Inep não detalhou os pontos citados pelos corretores e não apontou como foi a orientação passada aos colaboradores, mas ressaltou que “todos os fatos, informações e citações apresentados no texto devem, necessariamente, estar vinculados à discussão proposta no projeto de texto”.

Mas é preciso dizer que tais regras, embora não sejam mencionadas explicitamente no documento oficial sobre os critérios de correção, caminham no mesmo sentido de outras exigências do Inep, como a necessidade de coerência e de uso apropriado de referenciais teóricos.

Fonte: G1 Globo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

647FãsCurtir
183SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS