Estreiou nesta sexta (04), a segunda temporada do Marimbás, o podcast oficial do Instituto Vladimir Herzog (IVH). Desta vez, o podcast trará as reportagens produzidas a partir das propostas de pauta vencedoras do 13º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão (PJJ).
Ao todo, a temporada terá oito episódios, que serão publicados semanalmente ao longo dos meses de fevereiro e março. O episódio de abertura, Dever de Rua, aborda a relação de crianças em situação de rua com a escola.
O PRÊMIO
Criado em 2009, o PJJ oferece aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho prático e reflexivo desde a criação da pauta até a reportagem final.
A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, amigo pessoal de Vlado, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa.
A 13ª edição do PJJ teve como tema “Pautas para tratar questões do nosso tempo” e contou com apoio do Google, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), da OBORÉ Projetos Especiais, da Periferia em Movimento e da Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
O PODCAST
Sonho antigo do Instituto, o podcast foi lançado em novembro de 2021. Seu nome é uma homenagem ao único filme finalizado por Vladimir Herzog e ao que seu trabalho representa para os direitos humanos no país.
Cada temporada apresentará projetos ou temas trabalhados pelos eixos de ação do IVH. A primeira abordou o projeto Territórios da Memória, recuperando narrativas de moradores das regiões periféricas de São Paulo sobre a ditadura civil-militar.
O Marimbás está disponível no Anchor.fm, Spotify, Google Podcasts e Deezer.
Instituto Vladimir Herzog
Rua Duartina, 283
São Paulo – 01256-030
[email protected]
(11) 2894-6650