*Por Luiz Tito
Conforme o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, inspiradas na frase, um grupo de jovens, entre elas, Eliane Fonseca de Almeida (3°) aluna do IETIGG – Instituto de Educação de Tempo Integral Gastão Guimarães lançou a campanha para construir a sede da Biblioteca Comunitária Cultivando Sonhos, no quilombo Candeal II, no distrito da Matinha, em Feira de Santana. Atualmente o espaço educativo funciona na sede da Associação Comunitária local.
De acordo com a aluna, a Biblioteca Comunitária Cultivando Sonhos é um projeto da comunidade quilombola do Candeal II, criado em 2020 durante a pandemia, para oferecer acesso gratuito a livros, recursos educativos e atividades culturais, com foco na literatura racial.
“ Inicialmente, o projeto começou com a “Sacola Cultivando Sonhos”, onde monitoras realizavam leituras e incentivavam o autoconhecimento das crianças em fase de alfabetização, visitando famílias de forma segura. Atualmente, a campanha “Doe e Cultive um Sonho” busca arrecadar fundos para construir a sede da biblioteca, promovendo educação e cultura na comunidade”, informou Eliane.
A aluna, uma das idealizadoras do projeto finalizou dizendo que o objetivo é continuar democratizando o acesso aos livros com literatura afro centrada e assim empoderar crianças, jovens e outros faixas etária construindo uma rede de letramento racial. “O que me motiva a divulgar a campanha para construir a sede da Biblioteca Comunitária Cultivando Sonhos é acreditar no poder transformador da educação e da cultura”.
“A nossa biblioteca não é apenas um espaço de acesso a livros, mas também de fortalecimento da identidade, promoção da literatura racial e criação de oportunidades. Construir a sede é dar à comunidade um lugar seguro e acolhedor para continuar cultivando sonhos e transformando vidas”, finaliza Eliane Fonseca.
Para doar acesse: http://doa.re/6HNp
@empoderaquilobo
*Por Luiz Tito com informações de Eliane Fonseca.








