Caminhada promovida pelo Coletivo de Mulheres de Terreiro reafirma a resistência e o legado das Yabás, Orixás que representam o poder feminino nas tradições afro-brasileiras.
O Coletivo das Mulheres de Terreiro de Feira de Santana – Bahia anuncia a realização do Irinkirin das Iabás – Caminhada das Iabás no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia da Consciência Negra. O evento tem como propósito central enaltecer a ancestralidade, a força feminina e o legado das Yabás, as Orixás que simbolizam os múltiplos aspectos do poder das mulheres nas tradições de matriz africana. A iniciativa busca reafirmar a importância da presença e da resistência das mulheres negras e de terreiro na formação da história, espiritualidade e identidade cultural da região.
Detalhes da Programação
A programação se estenderá ao longo do dia, iniciando às 8h00 com café da manhã e concentração no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana, seguido pelo Xirê de abertura às 8h40. O ponto alto, o Início da Caminhada das Iabás, está marcado para as 9h30.
Após a caminhada, a agenda inclui a saída para entrega dos balaios (11h00), o almoço na Casa de Yemanjá (12h00) e um momento de reverência às Yabás com a leitura de poema e pequeno xirê (13h00), culminando com a entrega dos balaios (14h00) e o encerramento às 15h00.
O Irinkirin das Iabás transcende o aspecto religioso, configurando-se como um ato de fé, cultura e resistência. Ao valorizar as tradições de matriz africana e destacar a figura das mulheres de terreiro, o coletivo promove um espaço de reconhecimento e celebração.
A caminhada não só homenageia as divindades femininas do Candomblé e da Umbanda, mas também reconhece a luta diária e a contribuição inestimável dessas mulheres para a manutenção da espiritualidade e da rica cultura afro-brasileira em Feira de Santana e em toda a Bahia.









