22.9 C
Feira de Santana
quinta-feira, 16 janeiro, 25
spot_img

INSPIRADO EM EXEMPLO DE HELIÓPOLIS, DOUTOR ISAAC PRETENDE CRIAR A ORQUESTRA SINFÔNICA DE ITABUNA

Candidato à Prefeitura de Itabuna pelo PDT, o médico Isaac Nery, Doutor Isaac, garante que, se eleito, um dos seus projetos na área cultural será a criação da Orquestra Sinfônica de Itabuna. “Nossa cidade é um celeiro de talentos. Queremos preparar a nossa gente desde a infância para desenvolver seus talentos, a cultura e a boa música”, assegurou o médico e candidato a prefeito de Itabuna.

O projeto pensado por Doutor Isaac tem como referência a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, composta por jovens e adolescentes da favela de Heliópolis, em São Paulo, que é reconhecida mundialmente. Isaac Nery diz que vai buscar a parceria do Instituto Baccarelli, instituição fundada há 27 anos pelo maestro Silvio Baccarelli para implantar a ação em Itabuna.

A instituição atende anualmente 1.400 alunos a partir de dois anos de idade de forma gratuita, com turmas de musicalização infantil, corais, coletivos e individuais de instrumentos e aulas de dança. Todos os alunos recebem três refeições por dia. Para se ter uma ideia da relevância da orquestra, ela tem a direção artística do maestro Isaac Karabtchevsky, decano da regência no país.

Entusiasta dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Baccarelli, Doutor Isaac diz que o objetivo é buscar a assessoria da instituição, que desenvolve um trabalho social com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade em Heliópolis e é uma das mais respeitadas do Brasil para a criação da orquestra em Itabuna, além de outros projetos de natureza social. Recentemente a orquestra se apresentou no Programa Altas Horas, da Rede Globo, com ícones da música nacional.

PARTICIPAÇÃO DE ENTIDADES

“Itabuna conta com instituições respeitadas e profissionais de qualidade. Vamos inserir instituições como a Universidade Federal do Sul da Bahia, a UFSB, que tem um curso de Bacharelado em Produção cultural, a UESC, o Centro Cultural Teosópolis, que desenvolve um trabalho magnifico na área cultural, inclusive com o ensino de música”, disse

“Queremos trazer entidades e pessoas que pensam e querem o bem e o progresso de Itabuna. Temos a Fundação Jupará, a Acari, a Via Littetarum e outras, além de inúmeros talentos da nossa cidade e envolver no projeto”, enumera ele, lembrando de mestre Sabará, das musicistas Dayse Góes e Carolina Torquato, entre outros. “Essas instituições e pessoas terão o nosso apoio e irão nos ajudar”.
.
Doutor Issac diz que os investimentos em cultura não podem ficar limitados a uma festa onde são gastos valores astronômicos sem deixar nada para o município. “Vamos fomentar a cultura local para desenvolvimento de talentos”, assegura ele.

JOVENS RICOS EM DONS E TALENTOS

Na favela de Heliópolis, que possui a mesma população de Itabuna e alta vulnerabilidade social, foram desenvolvidos projetos ao longo do tempo que transformaram a comunidade a de maior efervescência cultural do Brasil.

Doutor Isaac diz que que os jovens da periferia são ricos em dons e talentos. “É preciso estímulo e investimento. Quem é que indo ao Teatro Candinha Dórea ou ao Centro Cultural assistir a uma apresentação não gostaria de ter seu filho aprendendo música, dança ou teatro”, acredita.

A ORQUESTRA SINFÔNICA DE HELIÓPOLIS

O Instituto Bacarelli, fundado em 1996 pelo maestro Silvio Bacarelli(1931-2019), é uma das maiores instituições sem fins lucrativos e não governamentais do Brasil. Há 27 anos promove trabalho social com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade em Heliópolis, já tendo formado centenas de jovens. Muitos deles desenvolveram carreira e retornaram como professores.

Além dos 1.400 alunos que atende anualmente de forma gratuita, criou a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela. A Orquestra Sinfônica Heliópolis no cenário musical é comprovada pela relação constante com importantes solistas e maestros do Brasil e do mundo. Coroando esse mérito, o maestro indiano Zubin Mehta, um dos maiores da história, assina como patrono da instituição desde 2005.

Desde 2022 o Instituto Bacarelli assumiu a gestão de 12 unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), responsável em gerar atividades na área de lazer, esporte, recreação e cultura em São Paulo. por meio de um contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação. Assim, o Instituto está levando as ações de transformação social além fronteira de Heliópolis.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

647FãsCurtir
183SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS