
Por Luiz Tito
“Esse projeto oportuniza o acesso a leitura de bons livros, de grandes autores e com preços acessíveis. Um mergulho profundo no conhecimento, o custo? Quase zero”, o relato do aluno do IETIGG – Instituto de Educação de Tempo Integral Gastão Guimarães, Artur Wiliam Andrade Machado (3º ano) refere-se ao Meu Livro Eu Alugo, idealização Itinerante, que está acontecendo na biblioteca Professor Raimundo de Santana Lima, localizada no Gastão Guimarães, em Feira de Santana.
A Exposição Literária está aberta exclusivamente para a visitação de gestores, coordenadores, professores, alunos e colaboradores do IETIGG, até essa sexta-feira (12). No local é possível encontrar livros com preços acessíveis e de todos os gêneros.
Arquitetado pelas irmãs Anna Beatriz da Silva Souza e Anna Júlia da Silva Souza, o projeto existe desde 2020 e tem como objetivo principal incentivar a leitura. “Vender, trocar e alugar livros usados é uma estratégia que tem permitido um maior acesso as obras e estimulado o hábito da leitura”, pontoou Anna Júlia.
Segundo o aluno Samuel Gomes Santos (3ª A), o evento é grandioso “É um incentivo à leitura e uma grande oportunidade de conhecer autores e obras diferentes com valores acessíveis, ou, com uma com simples troca de livros”.
“O projeto é um incentivo à leitura. Adquiri o abito de ler através deste projeto”, disse o aluno João Pedro Pires Santana (3º).
O aluno Murilo dos Santos Nunes (3º) diz, “esse projeto motiva, incentiva e permite o acesso à leitura. Excelente iniciativa”.
A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita. “Através desse projeto estamos ampliando conhecimentos”, finalizou Anna Júlia.
Fotos: Luiz Tito








