A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores da Bahia recebeu na sede do Diretório nesta quarta-feira, 27, o vereador Renato Freitas, da cidade de Curitiba. Na reunião, os membros do Diretório e o vereador curitibano, que foi vítima de perseguição racista na Câmara de Vereadores da capital do Paraná, reafirmaram a importância do combate ao racismo, às desigualdades racial e social e defenderam a luta pela ocupação dos espaços de poder por negros e negras em mandatos e candidaturas negras e afro indígenas.
“O PT Bahia tem uma longa tradição de luta em combate ao racismo, de promoção da igualdade racial e de políticas de reparação. Nós saudamos a presença do companheiro Renato em Salvador e nos solidarizamos com sua luta contra o racismo do qual foi vítima e de todas as ações de perseguição ao seu mandato”, afirmou o presidente do PT Bahia, Éden Valadares.
Secretário de Combate ao Racismo do PT Bahia, Ademário Costa falou sobre a atuação da Secretaria na luta contra a cassação de Renato, um dos vereadores mais atuantes contra o racismo e as desigualdades racial e social. “A Secretaria de Combate ao Racismo compreende que lutar contra a cassação do Renato e em defesa de seu mandato é cravar uma posição firme na conjuntura, uma posição política e ideológica que compreende que a presença do povo negro nos espaços do poder e fundamental para combater as forças reacionárias do fascismo”.
“A perseguição ao Renato é a mesma perseguição ao Lula. É a demonstração de que determinados setores da sociedade não aceitarão nossa presença nos espaços de poder com a nossa pauta, nossos corpos e nossa raça. Mas ainda assim de forma resiliente e somos resistência”, concluiu o secretário.
Ascom PT Bahia
Foto: Divulgação