A avançada degradação da infraestrutura viária, sinalização e limpeza, cumulada com falhas no fornecimento de energia elétrica, iluminação, internet e segurança pública no núcleo do Centro Industrial Subaé do Tomba (CIS Tomba) gerou severo protesto de empresários de Feira de Santana.
Eles encaminharam ao Jornal Grande Bahia (JGB), neste sábado (16/07/20220), relato e imagens que comprovam o comprometimento das atividades que desenvolvem no parque fabril e de logística, situação que ocasiona perda de negócios e desvalorização patrimonial.
O cenário de abandono por parte da gestão pública e de concessionárias de serviços públicos, contrasta com a intensa atividade desenvolvida por empresas que geram empregos, pagam impostos e proporcionam aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e do município no polo industrial, situado no Bairro Tomba, em Feira de Santana.
Observa-se que esse cenário positivo de atividade industrial e comercial está em processo de avançada corrosão, haja vista que a falta de investimento na infraestrutura, limpeza, serviços de energia, voz e dados, e na manutenção regular da localidade compromete a atração de novos negócios e, ou, ampliação dos existentes.
Para superar a degradação verificada no CIS Tomba, os empresários cobram a união entre Governo do Estado e Prefeitura de Feira de Santana, com a finalidade de resolver os problemas existentes e proporcionar um ambiente atrativo para os negócios.
Eles também pedem empenho das direções do Centro Industrial do Subaé (CIS) e Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS) para “tornar o local um polo industrial e logístico moderno e eficiente”.
Relato contundente
Um dos empresários ouvidos pelo Jornal Grande Bahia (JGB) apresenta contundente relato sobre o estado de abandono do CIS Tomba. Veja a seguir:
— A infraestrutura está completamente comprometida, com as vias de acesso destruídas. O asfalto sumiu e os buracos causam danos aos veículos que circulam para realizarem carga e descarga de produtos.
— A sinalização é uma vergonha, simplesmente não existe. O sistema de energia elétrica sofre quedas constantes de tensão e o serviço de internet é deficiente.
— Não existe um ordenamento seguro para os veículos de grande porte que façam pernoite e falta policiamento nos horários de saídas dos trabalhadores das unidades industriais situada no CIS Tomba.
— Existem vários registros de assaltos, principalmente, à noite. O péssimo sistema de iluminação pública contribui.
— As gestões do CIS e CIFS têm se mostrado distante da situação e não buscam soluções para corrigir os problemas existentes, para tornar o local um polo industrial e logístico moderno e eficiente.
Confira imagens
Fonte: Jornal grande Bahia