Cozinheira da rede estadual da Bahia participa de edição especial com pratos criados para nutrir e encantar estudantes.
Destaque na TV Bahia
A qualidade da merenda escolar da rede estadual da Bahia foi celebrada no último sábado, 4 de outubro, com a participação de Maria do Carmo Santos Cruz, carinhosamente conhecida como Dona Carminha, cozinheira do Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, em Salvador. Ela foi a convidada de uma edição especial do programa Panela de Bairro, da TV Bahia, em homenagem ao Dia das Crianças. Durante o encontro com o apresentador Dalton Soares, Dona Carminha demonstrou seu talento ao preparar pratos que são sucesso na comunidade escolar.
Receitas com História e Nutrição
Um dos pratos apresentados foi o inusitado “Arroz a Pedro Paulo”, uma criação da cozinheira em tributo ao professor e vice-diretor da escola que faleceu durante a pandemia de Covid-19. A receita nasceu da necessidade: “Criamos o Arroz a Pedro Paulo do zero, em uma segunda-feira, quando todas as carnes estavam congeladas, e precisávamos pensar em algo que fosse ao mesmo tempo fácil de preparar e nutritivo”, explicou. O prato leva carne de sertão, frango e calabresa toscana, misturados com arroz, cenoura e brócolis, formando uma refeição completa e adorada pelos alunos. Além do arroz, Dona Carminha também ensinou a receita de seu famoso dadinho de tapioca, outro campeão de popularidade na escola.
Reconhecida pelo seu cuidado e carinho, a cozinheira destacou a importância de oferecer alimentos saborosos e nutritivos para fortalecer o aprendizado e o bem-estar dos estudantes. “Eu me sinto muito feliz trabalhando na escola e preparando a comida para os estudantes. […] É gratificante ver o carinho deles e poder contribuir com a alegria e a alimentação de todos”, afirmou.
Troféu
A dedicação de Dona Carminha vai além da cozinha e se traduz no afeto com que ela observa cada detalhe dos pratos.
Agora, o “Arroz a Pedro Paulo” e o dadinho de tapioca concorrem ao “Troféu Panela de Bairro” da temporada, e o resultado será divulgado ao vivo no programa do dia 11 de outubro.
* Com informações Ascom SECBA








