20.7 C
Feira de Santana
domingo, 6 outubro, 24
spot_img

Dia Mundial de Combate ao Diabetes: Endocrinologista Agenor Paiva explica que obesidade está entre as principais causas das doenças nas últimas décadas.

A data celebrada nesta segunda-feira (14/11) chama atenção para a importância da conscientização. Hábitos saudáveis e medicamentos que ajudam no controle após diagnóstico.

Nesta segunda-feira, 14 de novembro, foi celebrado o Dia Mundial de Combate e Prevenção do Diabetes. “Diabetes é um distúrbio endócrino metabólico caracterizado basicamente pela elevação sustentada dos níveis de glicose/açúcar em nossa corrente sanguínea. Esse distúrbio é decorrente de um mau funcionamento do pâncreas, glândula que é responsável por produzir alguns hormônios e dentre eles, a insulina, hormônio fundamental para a manutenção e estabilização dos níveis de açúcar em nosso sangue”, explicou o Dr. Agenor Paiva, médico endocrinologista que atua no Incardio Especialidades, um das clínicas parceiras da União Médica.

O Dr. Agenor Paiva, alertou ainda que nas últimas décadas, tem-se notado uma enorme incidência dos casos de Diabetes a nível mundial, não diferentemente aqui no Brasil. “O que temos visto é um aumento da quantidade de diagnósticos de Diabéticos em praticamente todas as faixas etárias. Crianças e adolescentes, adultos, jovens e também idosos”.

*Causas e fatores:*

O Diabetes tem um forte fator hereditário, genético, então os indivíduos que têm familiares com Diabetes, têm um risco de desenvolver Diabetes ao longo de sua vida. Pessoas que são portadoras de hipertensão arterial sistêmica, hipercolesterolemia, que é o aumento da circulação de gorduras na corrente sanguínea e mulheres que têm síndrome do ovário policístico, também têm um risco aumentado de desenvolver o diabetes.

Atualmente, a obesidade é considerada um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do Diabetes. “Nesses casos temos que agir rapidamente, orientamos uma mudança drástica de hábitos de vida e isso significa: prática frequente e contínua de atividades físicas, mudança de hábitos alimentares com escolhas melhores nas alimentações, controle do estresse, melhoria da qualidade do sono. Além disso, temos no tratamento hoje, um arsenal muito importante para tratar o diabético desde um diagnóstico inicial até casos mais antigos, que vão desde o uso de comprimidos, medicações injetáveis ou até alguns tipos de cirurgias. Aqui na Incardio Especialidades, temos uma equipe preparada para te atender, fazer o seu diagnóstico precoce e tomar as condutas para que você tenha uma boa qualidade de vida e prevenir problemas futuros relacionados a um diabético maltratado”, concluiu o médico.

Fonte: Assessoria União Médica

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

647FãsCurtir
183SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS