24.7 C
Feira de Santana
sábado, 5 outubro, 24
spot_img

Dia Mundial da Fisioterapia*: Como a Fisioterapia pode auxiliar na melhora da depressão?

Estamos no mês em que se alerta para a prevenção ao suicídio que é o *Setembro Amarelo*. Na maioria dos casos de suicídio, infelizmente a vítima já estava com algum quadro de depressão e dava sinais de que pretendia cometer este triste ato. Nos tempos atuais, pós-pandemia, o assunto ficou ainda mais evidente, e as doenças psicossomáticas estão se agravando. Neste dia *8 de setembro*, data em que se comemora o *Dia Mundial da Fisioterapia*, vamos falar sobre a relação positiva que a fisioterapia tem em pacientes com depressão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), O Brasil tem a maior taxa de pessoas com depressão na América Latina e uma média que supera os índices mundiais. Os últimos dados publicados apontam que 322 milhões de pessoas pelo mundo sofrem de depressão, 18% a mais do que há dez anos. O número representa 4,4% da população do planeta. Existem inúmeros tratamentos que auxiliam na cura ou diminuição dos sintomas causados por essa doença, um deles é por meio da Fisioterapia.

Na opinião de Vinícius Oliveira, fisioterapeuta neurofuncional, são vários os benefícios da Fisioterapia para a depressão. “A fisioterapia auxilia muito no relaxamento da mente e diminuição dos três e sentimentos negativos. As massagens podem ser grandes aliadas nesse sentido, pois elas oferecem relaxamento dos músculos e, consequentemente, previnem dores. Podemos citar também a diminuição
da dor e insônia. Aproximadamente 70% das pessoas que possuem depressão e visitam um médico ou fisioterapeuta alegam que possuem dores fortes no corpo e principalmente, que não conseguem dormir à noite, e que a insônia acompanha a pessoa há muito tempo. A Fisioterapia também trás a sensação de liberdade e confiança. Por meio das técnicas de Fisioterapia disponíveis é possível sentir-se mais disposta ou disposto e com isso a liberdade e confiança de poder você mesmo realizar atividades com o próprio corpo acaba por ajudar e muito na cura dessa doença tão difícil e que pode marcar de forma negativa a vida de alguém”, pontuou Vinícius.

O fisioterapeuta alerta ainda que é importante saber que não deve ser deixada de lado a consulta e acompanhamento com um profissional especializado em tratar a depressão, pois a fisioterapia atua como tratamento coadjuvante. “Já tratam os casos de pacientes que ficaram com problemas de mobilidade por conta da depressão. Pessoas que não conseguiu sequer levantar da cama e sabemos o quanto este tratamento fisioterápico auxilia na melhora, porém um médico especializado deve ser consultado antes mesmo de procurar um fisioterapeuta, só assim o tratamento será feito de forma correta e a cura será alcançada”, concluiu o fisioterapeuta.

Fonte: Assessoria de imprensa

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

647FãsCurtir
183SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS