Equipamentos vão fortalecer a inclusão digital e beneficiar pessoas LGBTQIA+ em territórios rurais e tradicionais
O Ministério das Comunicações realizou, nesta quinta-feira (6), a entrega de 160 computadores a 15 comunidades indígenas da Bahia, durante o III Seminário Estadual de Indígenas LGBTQIA+, que acontece em Salvador. A iniciativa faz parte do Programa Computadores para Inclusão e integra uma parceria com o Programa Bem Viver +, do Governo Federal, que promove os direitos humanos e combate a violência contra pessoas LGBTQIA+ que vivem em áreas rurais, ribeirinhas e florestais.
Com os novos equipamentos, as comunidades terão mais oportunidades de acesso à internet, educação e qualificação profissional, fortalecendo a cidadania digital.
“É uma emoção grande estar aqui representando o Ministério das Comunicações em um projeto tão importante como o Bem Viver +. Sabemos que não existe inclusão social sem inclusão digital”, destacou a secretária-executiva do MCom, Sônia Faustino.
A assessora de Participação Social e Diversidade do ministério, Ludmylla Chagas, reforçou a importância de ouvir e atender as demandas locais. “Nossa presença aqui mostra o compromisso do MCom com os povos originários e tradicionais. Além de doar equipamentos, estamos aqui para escutar as comunidades e entender suas necessidades”, afirmou.
O coordenador de Políticas Indígenas LGBTQIA+ do Ministério dos Povos Indígenas, Niotxarú Pataxó, comemorou a iniciativa: “Essa entrega vai atender comunidades do Sul e extremo Sul da Bahia. A necessidade de acesso à tecnologia é grande, e esses computadores vão levar cidadania para todos, não só para o público LGBTQIA+, mas para as aldeias como um todo.”
SOBRE O PROGRAMA
O programa apoia iniciativas de inclusão digital e sustentabilidade, recondicionando equipamentos eletrônicos que ganham nova vida em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Além de recuperar computadores e promover o descarte ambientalmente correto, o programa oferece cursos de capacitação para preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho.
Desde sua criação, o Computadores para Inclusão já doou mais de 66 mil equipamentos, implantando mais de 5 mil Pontos de Inclusão Digital em 1.278 municípios de todo o Brasil. Também já ofertou 301 cursos de formação, capacitando mais de 66 mil pessoas em habilidades digitais.
Fonte: Ascom Ministério das Comunicações









