24.4 C
Feira de Santana
domingo, 6 outubro, 24
spot_img

Comércio de Feira amanhece de portas fechadas no último dia de Carnaval

Por Luiz Tito

Cadeados nas lojas fechadas, moradores em situações de ruas dormindo nas marquises e poucas pessoas circulando no Centro Comercial de Feira de Santana, é esse o quadro constatado por nossa equipe que percorreu diversas ruas do Centro da segunda maior cidade da Bahia, na manhã desta terça-feira(21) no último dia de Carnaval.

Vídeos enviados por internautas para a nossa redação também constatam que quase 100% dos comerciantes não acreditaram em um dia de boas vendas e preferiram manter as suas portas fechadas. Na verdade, o movimento contradiz a aposta do Sindicato Patronal em abrir o comércio na segunda e terça- feira da festa Momesca.

Shopping

No shopping Boulevard o descontentamento pela obrigatoriedade em abrir foi relatado por alguns comerciários, “aí o movimento do shopping! Vendas zero, e pior, funcionários obrigados a trabalharem em um horário extremamente abusivo, das 9hs às 22h’, desabafou um funcionário.

“Funcionários do shopping merecem respeito, carregamos esse comércio nas costas, todos os feriados, dezembro com horários estendidos. Isso é Desumano!! “ , gritou outro empregado.

Abertura do comércio

A decisão em abrir o comércio ocorreu devido aos Sindicatos Patronal e o Secofs – Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Feira de Santana, não chegarem a um acordo sobre a troca da segunda-feira, dia 20, pelo Dia do Comerciário, em outubro.

 

 

Campanha

Após algumas negociações, os representantes dos comerciantes decidiram pelo funcionamento do comércio na segunda-feira (20) e na terça-feira (21), tradicional feriado de Carnaval. Definido abertura do comércio, uma campanha foi desenvolvida nos principais programas de rádios da cidade.

Última tentativa

Na semana passada, o Sindicato dos Comerciários fez uma última oferta, onde sugeriu trocar os dias de Carnaval pelos feriados de Tiradentes e Corpus Christi, mas a proposta não foi atendida.

Acordo

Em contato com o Digaí Feira, Antônio Cedraz, presidente do Secofs, disse que ao perceber a insatisfação da categoria tentou mais uma cartada e sugeriu aos comerciantes que fizessem um acordo individual com os seus colaboradores, trocando a segunda e terça-feira de Carnaval com os feriados do dia 21 de abril e 08 de junho, com a liberação sem pagamento dos abonos de R$ 75 ou R$ 82, conforme convenção. “Boa parte dos comerciantes aderiram ao acordo e fecharam as suas portas durante o período festivo. Prevaleceu o bom senso”, disse o sindicalista.

Entramos em contato com o senhor Marco Silva, presidente do Sindicato do Comércio e até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

647FãsCurtir
183SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS