28.1 C
Feira de Santana
terça-feira, 10 setembro, 24
spot_img

Câmara de São Félix homenageia Dona Cadu

Câmara de São Félix homenageia Dona Cadu

Por Luiz Tito

Mesmo com as chuvas que caem na região, a manhã desta sexta-feira (27) em São Felix teve um brilho muito especial, afinal, a Câmara Municipal daquela cidade localizada a 118 quilômetros de Salvador realizou uma Sessão Solene para homenagear o centenário de sua ilustre filha, a afro-indígena ceramista, sambadeira, rezadeira e líder de Coqueiro (comunidade que fica as margens do Rio Paraguaçu, distrito de Maragogipe, no Recôncavo Baiano), Ricardina Pereira da Silva ou simplesmente Dona Cadu. O evento foi muito prestigiado e contou com diversas autoridades, populares, profissionais da imprensa nacional e internacional.

As homenagens aconteceriam em 2020, porém com a pandemia do Covid-19, teve a sua data adiada. Hoje, bastante feliz, com muita vitalidade, força e lucidez, Dona Cadu está com 102 anos e contando muitas histórias e causos.

Em recente entrevista para a TV Fênix Bahia, a Doutora honoris causa da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e denominada em sua comunidade como a “Rainha da Bahia” diz ter conhecido e recebido um abraço de todos os Governadores de seu tempo. “Só falta o Governador Rui Costa”, cobrou.

Mas como diz o ditado, quem não chora, não mama, a Assessoria do Governador já acenou positivamente por esse encontro e promete (letra do poeta Gilberto Gil) “por isso eu vou na casa dela, ai, ai. Falar do meu amor pra ela. Vai tá me esperando na janela, ai, ai. Não sei se vou me segurar.”

Enquanto espera por esse momento, Dona Cadu vai desfrutando das merecidas homenagens e honrarias e continua carismática, afetiva, distribuindo muita simpatia, brilhando e encantando com o seu sorriso que brilha muito mais do que o lume das estrelas.

Fotos: Luiz Tito

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

647FãsCurtir
183SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS