A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs/Uefs) completará 41 anos de lutas e conquistas no dia 14 de maio. Sempre empenhada na defesa da educação pública superior e, concomitantemente, atenta às demandas apresentadas ao conjunto da classe trabalhadora diante das conjunturas nacional e internacional; a Diretoria fará uma discussão sobre o tema: A autonomia e independência dos sindicatos frente à conjuntura das Eleições 2022. A atividade ocorrerá no dia 26 deste mês, às 16h30, no Anfiteatro do Módulo II. Estarão à mesa, como debatedores, a professora da Uefs e ex-diretora da Adufs, Gracinete Bastos, além do professor Milton Pinheiro, Presidente em exercício do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e durante algumas gestões diretor da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), instituição na qual leciona.
Para a Diretoria da Adufs, diante da disputa de candidatos à presidência da República, governos e casas legislativas do país, em outubro de 2022, a discussão sobre o papel dos sindicatos, sempre pertinente, torna-se ainda mais urgente. O contexto pré-eleições leva muitos partidos políticos e/ou candidatos a utilizarem a estrutura sindical como base eleitoral para a angariação de votos, apropriação das bandeiras de luta das categorias a fim de captar eleitores, entre outros objetivos eleitoreiros que não representam os interesses dos trabalhadores. Além disso, há tentativas de sufocar reivindicações independentes e que estejam fora do campo institucional.
Uma outra realidade que exigirá resposta dos sindicatos e que se soma à conjuntura das eleições é a de constantes ataques aos trabalhadores, agravados pelo governo Bolsonaro; e as consequências do projeto bolsonarista de destruição das políticas públicas sociais e ambientais. Em se tratando da Bahia, ainda são constantes as investidas do governo Rui Costa contra os servidores públicos estaduais e, consequentemente, contra o conjunto da população por eles atendida.
A Adufs, que se consolidou a partir da autonomia financeira, política e administrativa em relação a partidos políticos, governos e reitorias e, ao longo de quatro décadas, tem se pautado pelo princípio da prática democrática no que se refere às decisões da categoria, deliberadas após discussão conjunta e coletiva, entende que o debate marcado para o dia 26 de maio irá reforçar a necessidade de manter a independência do sindicato para que ele seja livre de concessões e de atrelamento político. “Independência e autonomia permitem ao sindicato julgar a realidade a partir da perspectiva da classe trabalhadora, condição sem a qual não conseguimos lutar pelos interesses objetivos dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirma Elson Moura, diretor da Adufs.
Feira de Santana (Ba), 12 de maio de 2022
Assessoria de Comunicação
(75) 3224-3368 – (75)3161-8072
Twitter: @adufs
Facebook: Adufs Seção Sindical
Instagram: adufsbaoficial