Artesão reclama por energia pública
Quem transita pela avenida Nóide Ferreira de Cerqueira, popularmente conhecida como Nóide Cerqueira, no bairro do Sim, em Feira de Santana, se encanta com a sua beleza. Um verdadeiro cartão postal da Princesa do Sertão, porém, não tão longe dali, uma dura realidade, moradores da rua São Gotardo, na Lagoa Salgada vivem às escuras e pedem socorro.
Mesmo a rua tendo o nome de Santo, o milagre da iluminação na rua e nos lares parece muito longe de acontecer.
A rua citada fica bem próxima ao colégio Acesso, na lateral do posto Ipiranga, na Nóide Cerqueira, do lado direito do sentido Centro da cidade/ bairro do Sim . No local residem cinco famílias, entre elas a do artesão Antônio de Jesus Lopes Santos.
Segundo o artista, há cerca de um ano a Coelba começou o serviço de iluminação no local. “Colocaram apenas quatro postes no começo da rua e pararam por ali, deixando a maior parte da rua totalmente no escuro. Vivemos na escuridão e amedrontados”.
O morador afirma que os quatro postes instalados são insuficientes para iluminar a rua em toda a sua extensão. “Nós moradores que precisamos passar pela região durante a noite corremos perigos de assaltos e outras ameaças para as nossas vidas. ”, reclamou.
Seu Antônio, que produz móveis rústicos a partir do tronco da Jaqueira, também se diz prejudicado quanto a sua produção. “A falta de energia diminui o resultado do meu trabalho, pois tenho que desenvolver os meus afazeres artesanalmente ou recorrer a energia de amigos de outras localidades”.
Outra queixa
A rua de barro e toda esburacada também é alvo de queixas dos moradores. “Vivemos esquecidos. Aqui, o abandono é geral. No período eleitoral aparecem alguns políticos. Porém, após as eleições eles desaparecem”.
Segundo Antônio, constantemente ele mesmo faz algumas melhorias na esquecida rua. “Estou sempre comprando entulhos e espalhando para melhorar o acesso”, informou.
Outro lado
Procuradas, a Prefeitura e a Coelba ainda não responderam sobre o ocorrido até o fechamento desta edição. Caso tenhamos algum retorno iremos retornar ao tema para saber quais as posições dos respectivos órgãos.
O artesão também faz poda de árvores.
Telefone ( 75) 98210-5183
Fotos e texto: Luiz Tito