19.8 C
Feira de Santana
domingo, 6 outubro, 24
spot_img

“Amizade e trabalho voluntário” formam alicerce do Rotary, diz ex-governador distrital, em sessão solene na Câmara

“Somos uma associação de companheiros que usam a amizade e o trabalho voluntário como alicerce, nos unindo para melhorar a vida das pessoas”. A definição, relativa ao Rotary Internacional, é do ex-governador e coordenador regional da instituição durante o período 2020/2022, o feirense Hugo Dórea, um dos convidados da Câmara Municipal para a sessão solene realizada ontem (9), comemorativa pela passagem do Dia Municipal de Consciência Rotária. A data transcorre anualmente em 27 de outubro.  O vereador Sílvio Dias (PT) foi o autor do requerimento propondo o evento. A presidente do Legislativo, Eremita Mota (PSDB), comandou os trabalhos. Além deles, integraram a Mesa de Honra o deputado federal Zé Neto; o atual governador distrital (2023/2024), Edilúcio Fernandes; a ex-governadora distrital (2018/2019) e atual secretária de Educação do Município, Anaci Paim, e o também ex-governador (2020/2021) e atual coordenador-assistente do Rotary, Luiz Antônio Macedo Cruz.

Segundo Hugo, a participação dos rotarianos em diversas iniciativas humanitárias pelo mundo é motivada “pelo desejo de causar mudanças, positivas, nas comunidades”. Neste sentido, “grandes projetos foram desenvolvidos em todo o mundo”, com destaque para o trabalho na erradicação da poliomielite, doença infecciosa e paralisante que afeta, principalmente, crianças menores de cinco anos.  Sobre esta campanha, Edilúcio Fernandes, registrou que, como parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, o Rotary contribuiu para a redução dos casos de pólio em 99%.

Anaci Paim falou de outras ações que marcam a história do Rotary, como a distribuição de filtros de barro em diversas comunidades brasileiras que não tinham acesso à água potável e tratada; a  doação periódica de fraldas geriátricas ao Lar do Irmão Velho; o auxílio, através de  abrigos, para pessoas que residem em locais afetados por desastres naturais e a aquisição de equipamentos e insumos a instituições de saúde. A instituição, segundo a professora, construiu uma sala de cirurgia no Hospital Irmã Dulce e UTI neonatal na Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus.

A presidente do Poder Legislativo, Eremita Mota, destacou a presença da organização no projeto “Feira 200 Anos”. Idealizado pelo radialista Jorge Biancchi e com participação do Instituto Pensar Feira, a iniciativa tem o objetivo de reunir instituições, associações, sociedade civil organizada e pessoas que tenham ideias inovadoras para o desenvolvimento de Feira de Santana que sejam executáveis até o aniversário de 200 anos de emancipação política do Município. “Somos gratos por ter o Rotary conosco, discutindo e planejando o futuro da nossa Princesa do Sertão”, externa a presidente.

O vereador Sílvio Dias enalteceu o empenho do Rotary, em Feira de Santana, na condução e execução de projetos em diversas áreas, como saúde, educação, esporte, inclusão social e empregabilidade, “sendo verdadeiros exemplos, dedicados à construção de uma nação melhor”. Para o parlamentar, o evento é uma oportunidade de reconhecer a atuação dos membros desta entidade na promoção do serviço humanitário e desenvolvimento comunitário.  Com base nesses exemplos e em sua vivência com membros do Rotary, o deputado federal Zé Neto enalteceu os 82 anos do Rotary neste município e agradeceu pelas mais diversas contribuições ao desenvolvimento da Princesa do Sertão. Ele resume a atuação da entidade em duas palavras: “acolhimento e inclusão”.

Homenagens

De caráter apolítico e sem vínculos religiosos, o Rotary foi fundado pelo advogado Paul Harris, em 1905, nos Estados Unidos. O objetivo inicial da organização era possibilitar a troca de ideias entre profissionais de diversos setores. Ao longo dos anos, a visão humanitária e o interesse em ajudar o próximo passaram a nortear os encontros nos clubes da entidade. Na solenidade promovida pela Casa da Cidadania, foram homenageados com medalhas e broches de lapela alusivos ao Dia Municipal da Consciência Rotária: Mário Sérgio de Carvalho Bacellar, Maria Litza Matos dos Santos, João Cézar Ribeiro Chaves, Maria Madalena Souza Oliveira, Roberto Santos Passos, Sérgio Luís Silva Passos,  Reinaldo Cunha,  Wanessa Maria Aras Lima e Silvia Maria Martins Mascarenhas.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

647FãsCurtir
183SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS