Por Professor Carlos Alberto
Inicialmente preciso dizer que o dia dos pais, segundo narra a história, passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos da América. Naquele país, o dia foi comemorado pela primeira vez em 19 de junho de 1910. A data foi escolhida a partir da sugestão de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart.”
Smart era um veterano da Guerra Civil Americana que, após a morte da esposa, teve que criar sozinho Sonora e os outros filhos. A homenagem de Sonora começou em 1909, em sua cidade, Spokane, no estado de Washington. O dia em questão, 19 de junho, era a data de nascimento de seu pai. O gesto simples da moça acabou por mobilizar muitas pessoas da mesma cidade a fazer o mesmo tipo de homenagem, prática que passou a se repetir por outros estados dos EUA.
Comemorado em datas diferentes pelo mundo, no Brasil o dia dedicado aos Pais é festejado sempre no segundo domingo do mês de agosto de cada ano. Portanto, neste domingo (11), em muitos lares pelo Brasil, famílias se reúnem – em casa (para aquelas famílias que têm um lar) ou em outros espaços -, e tentam, de uma maneira ou de outra, prestar homenagem aos papais, estejam estes presentes ou não. Assim, quero aqui prestar homenagem a todos os pais, especialmente os papais do Centro de Educação Básica da Universidade Estadual de Feira de Santana, Ceb-Uefs, a partir do que relato a seguir.
SOBRE O CEB
O Centro de Educação Básica da Uefs (Ceb-Uefs) é uma instituição de ensino fundada em 1998, na cidade de Feira de Santana, na Bahia, através de convênio firmado entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (representante do estado da Bahia) e a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, que atua no seguimento da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
O Ceb-Uefs tem destaque especial em Feira de Santana, pela oferta de educação de qualidade e por levar em consideração os aspectos individuais de cada aluno e seu ritmo de aprendizagem, e assim contribui na formação de cidadãos críticos, autônomos, atuantes e integrados na sociedade. Além do que, o Ceb, por meio de suas inúmeras atividades planejadas, procura sempre estimular a parceria família-escola, o respeito à diversidade social e a consolidação dos princípios da educação inclusiva.
DOS INDICADORES AVALIATIVOS
Cabe destacar que desde 2011 o Ceb sempre obteve as melhores notas dentre as escolas públicas do município de Feira de Santana no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2014, conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), a escola alcançou 6,5 pontos, superando e antecipando a meta de seis pontos que era prevista para 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. Ainda em 2014, o Ceb se obteve a melhor nota dentre as escolas públicas (municipais e estaduais) da cidade de Fira de Santana.
DO ACESSO
Têm direito a estudar no Ceb, segundo uma ordem estabelecida, e podem concorrer a 50% (cinquenta por cento) da vagas, filhos/as de servidores/as técnico-administrativos, de professores/as da UEFS e de professores/as do Ceb; filhos/as de estudantes da UEFS regularmente matriculados/as (não sendo consideradas matrículas Institucional, Isolada e Especial); filhos/as de trabalhadores/as de empresas terceirizadas que prestam serviço à UEFS (campus de Feira de Santana); e Comunidade em Geral, que concorre aos outros 50% (cinquenta por cento) da vagas.
Até o ano de 2007 as vagas eram distribuídas sem critérios aparentes. A partir de 2008, para concorrer às vagas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e II (Grupo 04 ao 9º ano), é necessária a inscrição para participação em Sorteio Eletrônico, além de atender às demais condições previstas em Edital que é divulgado no Portal da instituição Uefs entre os meses de novembro e dezembro de cada ano.
DO FUNCIONAMENTO
Desde seu início até os tempos atuais o Ceb-Uefs sempre funcionou em dois espaços distintos, os alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I, estudam em prédio localizado no campus da Uefs, sito à Avenida Transnordestina, s/nº, bairro Novo Horizonte; e do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental II, em prédio situado no Centro Social Urbano – CSU, na Rua Tostão, s/nº – bairro Cidade Nova, em Feira de Santana.
Dito isto, é preciso voltar ao título do que escrevo. Pois bem! É exatamente sobre a importância do dias dos pais deste ano, especialmente os pais do Ceb-Uefs, como dito anteriormente, que faço referência. Antes, porém, dizer que desde 1998 e depois com o funcionamento do Ceb fora do campus da Uefs, muitos de nós, “Pais do Ceb”, como sempre fomos chamados, passamos a reivindicar a construção de prédio próprio da escola dentro do campus da Uefs.
De lá para cá, em todos os espaços da Uefs ou fora dela, onde quer que os Pais do Ceb fossem – reitoria, unidades e outros setores da Uefs, secretarias de educação do município e do estado, sindicatos, enfim -, defender a necessidade de um prédio próprio para que o Ceb funcionasse dentro do campus da Uefs, repito, sempre foi pautado. Assim, sempre defendemos com isso que todos/as nos sentiríamos muito mais seguros no trabalho, tendo nossos filhos/as numa escola ainda mais próxima.
REALIZAÇÃO DO SONHO
Passados pouco mais de 25 anos, nesta quinta-feira (8), durante agenda do governador Jerônimo Rodrigues em Feira de Santana, no campus da Uefs foi assinada a Orem de Serviço para construção do prédio do Ceb, conforme desejado por muitos (pais ou não). Professor da Uefs e atualmente governador do estado da Bahia, Jerônimo esteve na Uefs para, entre outras atividades, empossar a professora Rita de Cássia Brêda Mascarenhas Lima como vice-reitora da Uefs. Rita Brêda ocupa o lugar da professora Eva Carvalho, que renunciou ao cargo por questões de saúde.
Aqui, deixo o primeiro agradecimento, ao governador Jerônimo Rodrigues, por entender a importância desta pauta não apenas para os pais que terão seus filhos estudando naquele centro de ensino, mas também para toda a comunidade universitária e para a sociedade feirense. Dentro do campus da Uefs o Ceb oferece melhores condições de funcionamento onde os professores da área de educação, de licenciatura poderão fazer residência pedagógica, entre outras aprendizagens. Muito obrigado, governador Jerônimo Rodrigues.
Seguindo os agradecimentos, sem necessariamente ordená-los por critério de importância, cito a professora Amali Mussi, reitora da Uefs e todos/as da Administração Central da Uefs, de ontem e de hoje, e que, de uma maneira ou de outra, contribuiu para a construção deste espaço, para a realização deste sonho de muitos/as, deixo meu agradecimento pela dedicação e atenção.
A todos/as que estiveram ou que estão na direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest-BA/Uefs), e que sempre defenderam a pauta Ceb-Uefs, especialmente nas pessoas de Daiana Alcântara e Gisele Rocha, gestoras do Sintest-BA/Uefs, extensivo a toda a diretoria do sindicato, nosso muito obrigado. A luta continua!
Continua, sobretudo, porque embora o nome seja Centro de Educação Básica da Uefs, só alcançamos até o momento Educação Fundamental (nas séries iniciais e finais). Porém, com a construção do prédio do Ceb no campus da Uefs, é necessário que alcancemos a Educação Básica, de fato (fundamental e médio), como conhecemos atualmente.
Agradecimento carinhoso a cada diretor/a, coordenador/a pedagógico/a, cada professor/a, funcionário/a, prestador/a de serviço, por fim, a você que esteve, ou ainda está, compondo a comunidade do Ceb-Uefs, muito obrigado pelos ensinamentos, carinho, cuidado […] com nossos/as filhos/as, alunos/as do Ceb-Uefs, (Cebinho e Ceb-CSU), como sempre tratamos.
Por fim, e de modo muito especial, meu agradecimento e respeito a cada pai, cada mãe, cada responsável legal de alunos/as que compuseram e que ainda compõem a comunidade do Ceb-Uefs e que deu, e ainda dá, sua contribuição e sempre buscou a melhoria desta unidade escolar tão querida e tão procurada por muitos/as a cada ano. Aproveitando a excelente notícia, de construção de um prédio tão desejado por todos/as nós, em data tão representativa para os pais, deixo meu agradecimento a todos/as os/as envolvidos/as ao tempo em que desejo FELIZ DIAS DOS PAIS!
QUEM AGRADECE
Carlos Alberto – pai de 4 filhos, todos alunos do Ceb-Uefs, alunos de escola pública. Matheus Oliveira Santos (33); Carla Caroline Oliveira Santos (28); Andreza Lima Santos (19); e Maria Luíza Lima Santos (13). Carol – pedagoga pela Uefs, Andreza – estudante do segundo semestre de Enfermagem da Uefs e Maria Luíza – aluna do 8º ano do Ceb-Uefs (CSU).
Obrigado a todos/as!
Viva a Educação!
Viva a Escola Pública!
Viva a Uefs!
Viva o Ceb-Uefs!
Por: Carlos Alberto – Pai, Professor e Radialista
Excelente👋🏾👋🏾👋🏾. Parabéns, Carlos, pelo dia dos pais.