Por Batista Cruz
Com cem anos bem vividos, o professor Joselito Amorim se mantinha ligado nas mudanças do mundo. Principalmente nos últimos 50 anos, cujas inovações novamente mudaram o mundo. Tanto em tecnologia como em comportamento,
Deitado numa cama de um hotel localizado na Santa Mônica, o superidoso descansava para um evento onde seria homenageado numa faculdade, onde discursaria, horas depois e falava com clareza sobre experiências vividas ao longo de dez décadas.
Disse datas e nomes dos personagens das histórias vividas por ele, sob o ponto de vista de um professor e intelectual, que virou político – foi prefeito de Feira – indicado pelos militares e ratificado pela Câmara para substituir Chico Pinto, que se manteve lúcido até o fim da longa vida.
Não pensou um segundo para responder com convicção qual foi a maior invenção humana dos últimos 70 anos. “Foi a internet”. O acesso à informação, na opinião dele, é o maior triunfo da humanidade. Disse que o avanço da internet nas últimas décadas transformou a humanidade.
Comentou que a possibilidade de se ter acesso à informação à palma da mão é transformadora, desde que bem usada – parecia que antevia um problema para a web numa entrevista que aconteceu num período que a palavra fake news era pouco conhecida.
Gostava de manter um celular moderno por perto, para navegar pelos sites de notícias, principalmente, e conversar com amigos – também enviava e recebia mensagens pelo whatsapp. Era dono de uma prosa agradável, bem humorado, sensato. Um cavalheiro,
