Fotojornalista narra tensão e risco na cobertura dos 500 Anos do Brasil em 2000, marcada pela repressão e protestos do MST.
Caminhada da Tensão
Nas comemorações dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, o jornal A Tarde organizou uma das mais destacadas coberturas jornalísticas do país em Porto Seguro, tendo em sua equipe grandes profissionais do jornalismo baiano como: Levi Vasconcelos, Reginaldo Pereira, Antônio Alverghine, o saudoso Antônio Saturnino, Gildo Lima, Marlene Abade e Luiz Tito.
Nessa inesquecível cobertura jornalistica, o repórter fotográfico Luiz Tito, ao lado da jornalista Marlene Abade e do motorista João Pereira, foi designado para acompanhar de perto os militantes do Movimento dos Sem Terra (MST) acampados em Eunápolis, a 64 km do epicentro dos festejos. A missão era reportar o dia a dia do grupo que planejava entrar na cidade, apesar da proibição de manifestações imposta pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Durante dias, a equipe conviveu com os manifestantes, estabelecendo um relacionamento próximo, resultando em reportagens e fotos publicadas no jornal.
Incidente e Ameaça
A tensão no acampamento aumentou quando líderes passaram a suspeitar de infiltração, após falhas nas tentativas de entrar em Porto Seguro. A desconfiança se confirmou com a identificação e agressão a um policial à paisana que relatava os planos do grupo para sua base. O fotógrafo registrou toda a ação em imagens. Ao tentar ligar para a redação para relatar o ocorrido e pedir tempo para levar o filme, Tito foi surpreendido por um grupo armado com facas, foices e facões. A exigência foi direta e ameaçadora: “ou o filme ou a vida”. Sem hesitar, ele entregou o filme.
O Triunfo da Imagem
O sacrifício do material fotográfico evitou o confronto físico, mas a cobertura seguiu. Apesar da perda momentânea das imagens do incidente, o trabalho de dias culminou na chegada do MST a Porto Seguro. O relato de Tito ressalta o papel fundamental do fotojornalismo: “A imagem não pode ser neutra. O poder do olhar deve influenciar as pessoas”. A caminhada dos manifestantes rendeu ao fotógrafo uma foto de grande impacto, publicada na primeira página do jornal, evidenciando que o fotojornalismo fornece contexto, tornando as histórias tangíveis e profundas.





