NOTA DE REPÚDIO
A diretoria da APLB Feira manifesta repúdio às declarações do vereador Pedro Américo, divulgadas nos meios de comunicação de Feira de Santana, nas quais o parlamentar sugere a transferência da Câmara Municipal para o prédio da Biblioteca Municipal Arnold Silva e a criação de uma “biblioteca digital” em seu lugar.
A proposta revela desconhecimento sobre o valor histórico, educacional e cultural das bibliotecas públicas, em especial da Biblioteca Arnold Silva, fundada em 1890 e instalada em seu atual prédio desde 1962. Esse espaço representa um patrimônio inestimável para a formação intelectual e cidadã de gerações de feirenses, além de simbolizar a democratização do acesso à educação e à cultura.
A APLB lembra que o prédio da biblioteca passou por reforma custeada com recursos públicos, destinada à sua revitalização e modernização, e considera inaceitável qualquer tentativa de desvio de finalidade desse investimento.
A comunidade feirense precisa defender seu patrimônio. Defender a biblioteca é defender o direito da comunidade ao conhecimento, à memória e à cultura.
Diante disso, a APLB Feira
repudia veementemente as declarações do vereador;
Reafirma a importância da Biblioteca Municipal Arnold Silva como patrimônio histórico e educacional de Feira de Santana;
E exige a imediata reabertura do espaço, que desde 2019 foi fechado para passar por reformas e revitalização. A Biblioteca precisa voltar a cumprir seu papel social na formação de leitores e cidadãos críticos.
A Direção da APLB Feira
Fonte: Ascom APLB









