A educação pública baiana passa a contar a partir do território Bacia do Rio Grande, na região Oeste, com uma iniciativa inédita que valoriza os estudantes como protagonistas das decisões que impactam diretamente no seu aprendizado. O deputado estadual Antonio Henrique Júnior lança o Espaço de Escuta – Vozes da Educação, que tem como objetivo reunir estudantes da rede pública para definir onde serão aplicadas as emendas parlamentares destinadas as políticas públicas de educação no orçamento do estado.
O primeiro encontro acontece no próximo sábado (8), a partir das 8h, na Câmara de Vereadores de Barreiras, onde alunos, professores, coordenadores, gestores e representantes das comunidades escolares terão oportunidade para apresentar as prioridades de suas instituições escolares. A proposta é compreender as reais necessidades de quem vive diariamente a rotina pedagógica das escolas e, assim, direcionar os investimentos para melhorias estruturais, tecnológicas, de acessibilidade, qualificação profissional, ações culturais e outras prioridades levantadas pelos próprios estudantes.
“Nosso mandato segue comprometido em fortalecer a educação e agora com um instrumento mais justo para decidir onde e como aplicar a fatia do orçamento do estado destinada a educação, surge assim o espaço de escuta do nosso mandato, para dar voz a quem está dentro da sala de aula e conhece os desafios. Esta é uma oportunidade para estimular e fortalecer o protagonismo estudantil nas decisões legislativas que asseguram investimentos para melhorias na realidade escolar”, destacou Antonio Henrique Júnior.
O deputado ressalta ainda que a escuta ativa é fundamental para garantir que os recursos públicos sejam aplicados com mais eficiência e impacto social. “A opinião dos estudantes tem força e valor em nosso mandato. Nosso papel é dar voz e garantir que suas ideias se tornem ações concretas que melhorem suas vidas e o aprendizado.”
A iniciativa deve ser expandida para outros municípios dos demais territórios da Bahia nos próximos meses, consolidando uma nova prática política de participação democrática e de valorização da comunidade escolar. Com o Vozes da Educação, Antonio Henrique Júnior reafirma seu compromisso em promover uma educação pública mais inclusiva, moderna e alinhada às necessidades da juventude baiana.









