20.7 C
Feira de Santana
domingo, 6 outubro, 24
spot_img

Especialista de Feira de Santana está entre os cinco brasileiros certificados em capacitação para tratamento de doença comum em pacientes com Lupus e doenças reumáticas

“O ser humano se adapta a quase tudo na vida, mas não se adapta à dor. Por isso, escolhi trabalhar com dor orofacial”. Com essa afirmativa, o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Thiago Leite, finalizou nesta quarta-feira, 9 de novembro, o curso avançado de Diagnóstico, Controle e Tratamento das Osteoartrites da ATM, sob a supervisão da Dra. Reem Hossameldin e do Dr. Ricardo Tesh, chefes do departamento de cirurgia Bucomaxilofacial e dor orofacial da Universidade de Michigan, EUA, Cairo, no Egito, realizado na Faculdade de Medicina de Petropólis, Rio de Janeiro, onde aconteceram os três dias de aulas teóricas e práticas.

A Articulação Temporomandibular (ATM) é uma articulação vital na vida do indivíduo, pois é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca permitindo o encaixe da mandíbula com o resto do crânio, possibilitando a pessoa a falar, bocejar, comer, beber e tantas outras funções que dependem de desse movimento. A ATM pode sofrer disfunções, conhecidas como DTM, uma patologia que não escolhe idade, podendo apresentar como sintomas dores na mandíbula, na cabeça, orofaciais, ouvido ou sensação de ouvido tapado e zumbido, além de dificuldade em abrir e fechar a boca completamente ou ter a mandíbula travada ou sentir estalos durante seus movimentos. A DTM ainda pode causar dor na hora da mastigação ou quando o indivíduo conversa e também no pescoço e nos ombros. Para o diagnóstico desta doença e tratamento desses sintomas, o profissional capacitado é o cirurgião bucomaxilofacial.

Mas, e quando a dor chega a ser quase insuportável e em pacientes que já sofrem com doenças que lhe causam dores? “É preciso prestar atenção ao nosso corpo e sempre procurar um especialista para interpretar esses sinais incômodos que percebemos e que, na maioria das vezes, chega a atrapalhar nosso dia a dia em casa e mesmo na vida profissional”, salientou o Dr. Thiago Leite, especialista nesta questão e cirurgião bucomaxilofacial, que ressalta a necessidade de os profissionais da área atentarem para uma outra demanda urgente muito comum entre pacientes com Artrite Reumatoide, Doenças Reumáticas e Lupus.

Trata-se justamente da Osteoartrite da ATM, uma doença degenerativa, de alta prevalência, caracterizada por degeneração progressiva da articulação, remodelação óssea local, sinovite – inflamação que, com o tempo, pode causar o desgaste da cartilagem da ATM – e dor crônica. A cartilagem da ATM protege a articulação contra danos durante a compressão mecânica, fato que ocorre durante o processo de fechamento ou apertamento dos dentes, de acordo com Dr. Thiago Leite. Pensando nesse público e na necessidade de aperfeiçoar ainda mais as técnicas de tratamento voltadas para a Osteoartrite da ATM, Dr. Thiago Leite participou do curso que foi uma verdadeira imersão de três dias para o aprendizado de técnicas cirúrgicas avançadas para o controle da Osteoartrite da ATM.

O curso abordou estratégias para o diagnóstico e controle da Osteoartrite da ATM, baseadas nas melhores evidências disponíveis, até as técnicas mais recentes por meio de práticas de reposicionamento de disco articular e aplicação de medicamento da ATM guiada por ultrassonografia, e contou com a presença de 25 cirurgiões bucomaxilofaciais do México, Chile Nicarágua e somente 5 brasileiros, dentre eles, Dr. Thiago Leite, de Feira de Santana, Bahia.

Por Adriana Matos
AMA Comunicação Integrada (75. 991319845)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

647FãsCurtir
183SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS