20.7 C
Feira de Santana
domingo, 6 outubro, 24
spot_img

Audiência pública irá discutir sobre prevenção e resposta a desastres no município de Feira de Santana e região

No dia 02 de agosto (quarta-feira), na câmara de vereadores do município de Feira de Santana ocorre uma audiência pública de grande interesse da população.

Audiência pública é uma reunião realizada pelas comissões com a participação de cidadãos, órgãos e entidades públicas ou civis para instituir a análise de alguma proposição ou para tratar de questões de interesse público relevante.

Neste contexto, o Projeto CIDEM convida e provoca gestores públicos para discussão, proposição e encaminhamentos relacionados à prevenção de incidentes e integração de instituições que agem em situações de desastres. A integração é fundamental para uma resposta mais rápida, efetiva e sincronizada para situações de desastres. Estes desastres podem ser de diversos tipos, provocados, acidentais ou naturais.

Na região de Feira de Santana diversos fatores levem a riscos de incidentes de pequena ou grande proporção. Mais de 300 carretas transportando produtos perigosos transitam nas rodovias que circundam Feira de Santana e vários acidentes tem sido registrados no últimos anos.

A seca, inundações, desabamentos, acidentes com veículos são exemplos de situações que deixam a população vulnerável a ocorrências graves podendo levar a um elevado número de feridos, óbitos e vítimas de diversos aspectos.

A violência na escola é outro ponto de muita discussão recente e carece de ações integradas na prevenção e resposta a situações que levam perigo aos estudantes das escolas, creches, universidades, funcionários e gestores. Este é mais um foco que será tratado na audiência pública. A percepção de risco e o controle de pânico também salva vidas e as condutas adequadas para situações como esta precisam ser disseminaas.

Convidamos a população a participar deste evento e demonstrar que é um assunto de interesse coletivo para o bem-estar social.

 

O IV CIDEM

 

O  IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESASTRES EM MASSA (CIDEM) ocorrerá no período de 23 a 26 de agosto de 2023, no município de Feira de Santana – Bahia.

O tema deste Congresso será: Desastres com Inundações, Barragens e Resíduos Tóxicos, envolvendo Produtos Perigosos (QBRN – e Químicos, Biológicos, Radioativos, Nucleares e Explosivos). Também serão abordados temas relacionados, atuais e de grande impacto na sociedade, como violência das escolas e universidades, evacuação, controle de pânico e percepção de risco. O evento contará com a participação de Profissionais da Saúde, Segurança Pública, Defesa Civil, Peritos Nacionais e Internacionais, INTERPOL, Forças Armadas, Profissionais da Indústria, Pesquisadores e Especialistas dos diversos campos do conhecimento.

Nesta oportunidade, considerando a importância do tema, espera-se contar com o apoio e a representação de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, com a participação de representantes das forças que atuam em situações de desastres.

 

O PROJETO CIDEM

 

O Projeto CIDEM busca contribuir com a integração das instituições, prevenção e qualificação para resposta a desastres, além de mobilizar a sociedade, alertar para esta temática, além de sensibilizar os gestores públicos para desenvolvimento de políticas públicas que busquem a prevenção e capacidade de resposta a desastres.

A integração e sincronia das Forças, Organizações e Entidades civis e militares é de fundamental importância para uma resposta rápida e efetiva diante de um desastre. Para isto, a UEFS desenvolve o Curso de Extensão em Atendimento e Identificação de Vítimas de Desastres, cumprindo seu papel diante da sociedade em um projeto humanitário e sem fins lucrativos. O IV CIDEM é parte de uma sequência de ações voltadas ao treinamento e integração das forças que atuam em desastres nos níveis local, nacional e internacional.

Em 2014, 2015, 2016 e 2018, a UEFS, com apoio de instituições civis e militares municipais, estaduais, federais e internacionais viabilizou discussões, treinamentos, simulados e a integração entre agências que atuam em situações de desastres em massa. Nesse sentido, o último CIDEM, que aconteceu em 2018, em Feira de Santana – Bahia, teve a participação de cerca de 3.500 congressistas, com a presença de 14 países e 67 agências envolvidas. O IV CIDEM tem a expectativa de reunir cerca de 2.500 pessoas e representantes de diversos países, especialistas nacionais e internacionais em situações de desastres, com atividades teóricas e simulados, de forma a ser mais um marco histórico para o país.

Dessa forma, este evento se torna uma grande oportunidade de qualificação, interação das forças e treinamento no sentido da promoção da Segurança Pública e preparação para situações de desastres em massa no país, com repercussão para a comunidade internacional.

Portanto, é um evento de grande importância para toda e quaisquer agências relacionadas à prestação de serviços de atendimento a afetados por eventos diversos.

Para obter mais informações referente ao evento, através do endereço https://www.projetocidem.com/ivcidem , no telefone ( 75 ) 98108 – 0343 ou pelos e- mails: [email protected] e [email protected].

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

647FãsCurtir
183SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS