20.4 C
Feira de Santana
domingo, 29 setembro, 24
spot_img

SSP treina policiais para a  atuação com sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas

‘Workshop Colaborativo do Projeto Vídeo Polícia’ acontece nesta terça (19) e quarta-feiras (20), no auditório do 9º BEIC, em Vitória da Conquista.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) iniciou, nesta terça-feira (19), uma série de instruções para capacitar os profissionais das forças de segurança da região Sudoeste, que atuarão diretamente com os sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas, em expansão no interior do estado. Capacitação segue até a quarta-feira (20).

Ao longo dos dois dias, os policiais da região sudoeste estarão em imersão, no auditório do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC/Vitória da Conquista), localizado na Avenida Brumado, no ‘Workshop Colaborativo do Projeto Vídeo Polícia’, que tem como principal objetivo capacitar, difundir e alinhar as diretrizes da operacionalização dos sistemas com os profissionais.

O coronel Marcos Oliveira,  superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) da SSP, detalhou que o sucesso desse sistema se dá com a junção das pessoas, tecnologia e dos processos.

“O comprometimento de quem faz e alimenta essa base de dados mostra o quanto a nossa ferramenta traz uma decisão acertada. Nós estamos instrumentalizando as forças da segurança pública para que, junto com a tecnologia, consigam, com cuidado, trazer resultados positivos em todo o trabalho”, explicou.

Sudoeste

Mais de 380 câmeras serão implantadas em toda a região sudoeste, sendo 166 somente em Vitória da Conquista. Mais de 70 destes equipamentos inteligentes já estão sendo testados na cidade.

Lançado em dezembro de 2018, o projeto Vídeo Polícia é um sistema inteligente, capaz de fazer o reconhecimento facial de pessoas – através da análise de características -, e compará-las com imagens disponíveis no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – e de placas veiculares. Mais de 300 criminosos já foram levados à Justiça com o auxílio da tecnologia da SSP.

Em fase de testes no interior baiano, as câmeras inteligentes da SSP já estão instaladas em pontos estratégicos dos municípios da região Sudoeste, após o investimento realizado pelo Governo do Estado. São aplicados R$ 665 milhões em todo o projeto.

Estiveram presentes na abertura do workshop o chefe do Comando de Policiamento Regional (CPR) Sudoeste, coronel Ivanildo da Silva, o gerente do projeto Vídeo Polícia Expansão, major Jeferson Araújo e o coordenador de Rádio Comunicação e gerente do projeto Banda Estreita, capitão Ubiraci Alves Muniz Barretto.

Fotos: Kelly Hosana
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública da Bahia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

647FãsCurtir
183SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS