Sanfonas, acordeons, triângulos,zabumbas e forrozeiros. Bandeirinhas coloridas, enfileiradas e amarradas em barbantes. Fartura de comidas típicas nas mesas; licores de diversos sabores; dançar quadrilha e um bom forró agarradinho. Soltar fogos e balões. Acender e pular fogueiras fazem parte das tradições dos festejos juninos; período em que o povo nordestino reverência São João, São Pedro e Santo Antônio.
Porém, os fogos e as fogueira podem ser prejudiciais para a nossa visão, além dos riscos de queimadura, a fumaça e as faíscas podem causar sérios danos a nossa saúde ocular.
“É preciso proteger não só o corpo, mas também os olhos”, o alerta é do renomado oftalmologista doutor Pedro Gantois que em um vídeo deu algumas dicas de cuidados com os olhos nos festejos juninos, a maior festa popular do nordestino.
Segundo o especialista, a exposição dos olhos à fumaça pode causar irritação, ardência, lacrimejamento e até mesmo uma conjuntivite alérgica, ocasionados pelos componentes tóxicos liberados. Veja algumas dicas do oftalmologista:
Por Luiz Tito