24.9 C
Feira de Santana
quinta-feira, 21 novembro, 24
spot_img

NÃO ACEITE O FRACASSO

O insucesso e o fracasso fazem parte de nossa vida. Nem sempre a intensidade é a mesma, mas sempre são dolorosos. E, muitas vezes, são convites ao desânimo. “Em minha vida nada dá certo”, argumentam alguns, e por isso, desistem. E justificam-se: “Meu projeto caiu e esfarelou-se, assim como acontece com o vaso de argila”.

MUITA gente coloca nos outros a culpa pelos seus próprios fracassos. Culpa o esposo, a esposa, os filhos, os colegas de trabalho, os vizinhos, o governo… Mas, ao se colocar como vítima de alguém, a pessoa não cresce porque acredita que: “Quem precisa melhorar para que a minha vida dê certo é o outro, não eu”. Essa é uma das formas mais fáceis de parar na vida. Pessoas assim, não avançam enquanto não mudam esse pensamento. Atribuem seus fracassos, suas quedas e seus problemas à responsabilidade dos outros.

PRECISAMOS ser protagonistas de nossa vida. À medida que tenho consciência livre para decidir, devo também assumir as responsabilidades daquilo que me acontece. Claro que outras pessoas podem, também, me influenciar negativamente. Mas, atribuir a elas meus fracassos, quase sempre, é algo exagerado. Os outros, em princípio, não são responsáveis pelos meus fracassos.

NINGUÉM vencerá se permanecer na condição de vítima. Mesmo quem é muito ferido, enganado, explorado e caluniado consegue superar os fracassos, quando tem noção de responsabilidade sobre sua própria vida. Sabe que a vida é difícil, sabe que os outros podem fazê-lo sofrer, mas tem força interior para levantar e dar a volta por cima. Sabe que precisa ter auto-estima, confiança, coragem e fé.

A VIDA é uma grande corrida, onde os obstáculos são comuns e os tropeços acontecem. Ninguém está livre de pequenos ou grandes fracassos. Muitos se resignam com o insucesso, mas outros, preferem recomeçar, dobrar o esforço e se erguem de fracassos afetivos, sociais,  econômicos e espirituais. Sabem que sempre é possível recomeçar e buscar outras alternativas.

O APÓSTOLO Paulo, que teve fracassos espirituais, coloca, nesse contexto, a força da fé: “Tudo posso naquele que me fortalece”. (Fl 4,13). O próprio Deus não considera nossos possíveis fracassos, mas a capacidade de continuar. Para Ele não há casos perdidos. E Jesus nos disse: “Coragem, não tenham medo, Eu estou todos os dias com vocês”. (Mt 28,20).

 Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

647FãsCurtir
183SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS